sexta-feira, 14 de maio de 2010

Opinião: Marketing durante a gravação de cd's

Olá galera
Tudo bem com vocês?

Bom, hoje abordarei de um assunto um tanto quanto "irritante", sim, falo de Marketing!
Não falo das propagandas durante a tour e talz, isso aí tá mais do que certo.
Mas eu eu falo do Marketing durante a gravação do novo material:
"Pessoal, esse é o nosso melhor cd, chegamos nos extremos técnicos, mimimimimimimi" (Tradução: COMPREM ESSA MERDA LOGO!).
Não, eu não estou dizendo que é pro cara dizer que o novo cd é uma merda, ou sei lá o que...
Só acho que o músico pode falar sobre o CD sem parecer chato e artificial, toda vez que a banda entra em estúdio é a mesma ladainha, os músicos dizendo que o cd será foda e blá blá.
Acho MUITO errado criar expectativas, ainda mais no público do metal que é MUITO exigente (leia-se: CHATO PRA CARALHO) e que qualquer deslize, os trolls levantarão suas foices e detonar os músicos.
Tanto é que posso citar um momento que aconteceu isso, aliás DOIS momentos!
1º momento (2006) gravação do Aurora Consurgens, me recordo do Aquiles dizendo que este cd seria o mais foda que ele tinha gravado e blá blá blá...
resultado: os fãs ODIARAM o cd *algum tempo depois alguns mudaram de opinião* e a banda também não acha que esse foi um bom cd

2º momento (2009) gravação do Infallible do Hangar...todos dizendo que seria um disco foda e que seria um disco extremo (Pessoal, aprendam isso: DON'T FEED THE TROLLS!) o que quero dizer é: falar frases ambiguas, é pedir pra tomar no toba no lançamento, pra quem conhecia o Hangar a banda, sabe que era uma banda BEM pesada e rápida, e dizer que será um disco extremo, muitos podem ter pensado "OMG MANOLOW UM CD COM 124515678651564864 BPM, GUITARRAS RÁPIDAS E PESADAS CURUZES ESSE SERÁ "O" CD!" resultado: um álbum *leviano(comparado ao histórico de albuns anteriores), é um bom disco *seria ridículo não admitir isso* mas alimentaram MUITOS TROLLS com a palavra "extremo".

quem está indo pro mesmo caminho é o Angra novamente!
mas "apenas" prometeram o MELHOR *superar o Angels Cry e o Temple of Shadows é ruim hein hahaha* disco da banda, mas não falaram nada de extremos, então beleza!
Nada de esperar um cd rápido *DragonForce Like LOL*.

É isso, eu sei que os músicos ficam entusiasmados *ou não* com as composições de músicas novas, ir pro estúdio e talz, mas o problema é alimentar os Trolls *sim, eu faço parte deste grupo* acaba se tornando um grande problema...

é issae galere =)

*leviano= perdão, esqueci de colocar essa palavra ^^
desculpem mesmo

2 comentários:

  1. É realmente "criar expectativas" sempre frusta os ouvintes porque cada um tem uma noção musical, uma aceitação diferente e uma imaginção do que queria ouvir e que talves venha a se sanar ao longo do tempo, como a aceitação do Aurora da banda Angra. Mas falando desse album do Angra creio que no intuito de dizer que o cd seria incrivel, é muito pela visão deles, de quem compoe e tem noção musical teorica, sabe o quao diferente ficou em relação as musicas anteriores, eu particularmente quando de fato entendi a musica em si (lembrando que falo em parte teorica, nao emocionalmente que é quando ouvimos e gostamos de cara sim ou nao) vi que era tão incrivel quando o Aquiles falou e isso me lembra que por exemplo um gigante da musica como Bach sempre teve seus criticos implacaveis e até mesmo hoje em dia, porém seus criticos negativos sao aqueles que não entendem a sua musica (ou seje fazendo pré-julgamento sme de fato saber/conheçer) mas quando se conheçe entende e tem uma opinião ai sim vai para questões pessoais que ai não tem como debater, então sobre o album do Angra no entusiasmo dos musicos em falar da sua nova "obra prima" eles acabam falando de forma onde os fans esperavam outra coisa e nisso ficam bravos pela resposta do album ser diferente da esperada.
    Falando sobre o marketing de fato, sim eu acredito q mesmo na declaração do Aquiles possa haver MUITO de intenção ao marketing porem muitos outros acabam comentando sem ter de fato essa intenção, mas como saber ne? eu particularmente no lugar de musico, sempre tentarei vender o meu pão rsrs mas temos que tomar cuidado com nossas expectativas e comentários dos msuicos no lançamento de novos discos pois acaba rolando um a tensão ruim sobre musicos e fans.

    ResponderExcluir
  2. mas Fábio, se estivéssemos na década de 80, o Marketing do novo cd do Hangar seria ótimo venderiam MUITO, afinal as pessoas não tinham "mecanismos de defesa" *leia-se: internet*...
    fazer tais divulgações "pesadas" é um tiro no pé, pois o cara vai lá e baixa o cd e avalia se é bom ou não... ou seja, o cara que fizer um marketing pesado, tem que ter MUITO cuidado ao fazer isso pois pode ter cometido um grave engano! =)

    ResponderExcluir